sábado, 29 de março de 2008

Freud explica: “Todo o indivíduo é portador da bissexualidade psíquica”

Você já deve ter ouvido falar na palavra Sexualidade. Um conceito muito usado para referir o campo das práticas e sentimentos relacionados à atividade sexual dos indivíduos. Mas nem sempre a sexualidade foi vista e explorada da forma como é hoje.

"Freud colocou por terra qualquer ordenação preestabelecida da sexualidade, bem como, a opinião corrente de uma suposta relação natural de atração e complementaridade entre os sexos. Nada na sexualidade está garantida, a pulsão sexual pode investir os mais diferentes objetos que lhe causam prazer, ela é assim variável, múltipla, dissociada da genitalidade" (Neri, 1999: 178).

Freud, pai da psicanálise, um dos grandes percussores por difundir os estudos nessa área, utilizou a bissexualidade como tema central de suas teorias sobre como a cultura e a psique são formadas, tanto pelo lado físico, quanto pelo lado psicológico. A teoria que deu início aos seus estudos foi o “complexo do Édipo”, onde ele acreditava que a “bissexualidade” vinha da infância.

“Se buscarmos na história, entre os gregos a bissexualidade não era vista como uma "aberração" ou sinal de "desvio" era tido sim como ponto pacífico em muitos contextos. O próprio Freud observa que na Grécia "os homens mais masculinos estavam entre os invertidos"”(Garber, 1995).


Quando Freud diz que "todo o indivíduo é portador da bissexualidade psíquica", ele quer dizer que "cada ser humano tem impulsos masculinos e femininos", ou seja, nós seres humanos nascemos como seres biológicos macho/fêmea e à medida que crescemos desenvolvemos cada lado dos pólos masculino/feminino e muitas vezes sem sabermos agimos ou pensamos como indivíduos do sexo oposto.



Fontes:
Livro: GARBER, Marjorie. Bissexualidade e Erotismo na Vida Cotidiana. cap 7
Livro: NERI, Regina. As pulsões. Editora Escuta
http://www.fundamentalpsychopathology.org/anais2006/4.66.3.1.htm acesso em 25/03/2008
http://www.psiconica.com/psimed/files/a_sexualidade_feminina.pdf acesso em 25/03/2008

2 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente a nossa sociedade hipócrita não aceita tanto esforço que o nosso querido Freud teve para desvendar os mistérios da bissexualidade, as pessoas são bloqueadas pelo preconceito e não abrem os olhos para ver o que realmente se passa dentro de si mesmo, se refletissem um pouco só, veriam que o que Freud diz é absolutamente verdadeiro!!!

Tiago Losso disse...

Notas sobre o Post

- Tema relevante.

- Os argumentos foram bem selecionados, e organizados de forma clara.

- As citações foram bem feitas, permitindo consultar as fontes do post.

- Bom trabalho!