quinta-feira, 13 de março de 2008

Cota Racial: Acesso a Educação ou Racismo?

Um dos períodos mais marcantes da história brasileira diz respeito à escravidão, uma forma de relação social adotada até os tempos do Brasil império. Na qual os negros foram “utilizados” como força de trabalho em condições extremamente desumanas.
Apesar da abolição da escravatura ter ocorrido a mais de 100 anos atrás ainda hoje o preconceito se faz muito presente em nossa sociedade.
Em meio esse contexto foi lançado recentemente pelo governo federal o programa de ações afirmativas destinando um percentual das vagas nos cursos superiores brasileiros para os afrodescendentes fato esse que vem desencadeando inúmeras manifestações sejam elas a favor ou contra.
O Governo federal acredita que a educação é um direito de todos independente da cor da pele. Um dos principais objetivos das cotas é garantir um tratamento igualitário, universal por parte do estado a todos os cidadãos brasileiros, sendo uma forma de correção da desigualdade dando um tratamento ao um grupo cuja diferença é tratada historicamente de forma desigual.

3 comentários:

Ética e Responsabilidade Social disse...

Nossa bem legal o texto de vocês.. Bem escrito
Parabéns

Ética e Responsabilidade Social disse...

Projetos de lei estão constantemente sendo discutidos na Câmara dos Deputados a respeito das cotas em Universidades, mas essas políticas de nada valerão se as pessoas não mudarem os seus "pré-conceitos", afinal como o texto de Matilde Ribeiro da Folha de São Paulo, 2006 diz: " devemos nos despir dos preconceitos para que tenhamos um desenvolvimento da nação... e esse crescimento não será viabilizado enquanto o racismo for o entrave de acesso e permanência de crianças e jovens a um ensino de qualidade."
Sabemos que isso vem sendo carregado através dos anos, de um passado onde havia muita exploração racial, trabalho escravo. Matilde Ribeiro ainda diz: " Ganhamos todos, negros, indígenas e brancos, ao possibilitar uma realidade digna às futuras gerações...", por isso depende somente de nós a responsabilidade de mudar o amanhã.

Ludmila 6ª fase Adm CESUSC

Ética e Responsabilidade Social disse...

Segundo informa o DC de hoje, Hoje pela manhã foram realizados debate e palestra sobre Cotas Étnicas e Raciais nas Universidades: Um movimento de Descolonização na América Latina, no auditório CFH da UFSC. O evento foi ministrado pelo professor da UnB, José Jorge de Carvalho, que desenvolve trabalhos na área de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Maiores informações no site: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=6326&url=ufsc acessado em 19/03/2008

Ludmila 6ª fase ADM CESUSC