domingo, 13 de abril de 2008

Protocolo de Kyoto, uma solução para o aquecimento global?

"A crise climática é extremamente perigosa. Trata-se na verdade, de uma emergência planetária" (Al Gore, 2006).


Desde o início da Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII, o Planeta começou a sentir os efeitos do crescimento industrial desordenado e consequentemente a mudança de temperatura causada através da poluição, emitida pelas indústrias nesse período.

Al Gore ex vice presidente dos Estados Unidos da América e o mais famoso porta voz do aquecimento global e de suas consequências, vem se destacando nesse meio por lutar pelas questões de cunho ambiental.
Em suas palestras pelo mundo, vem mostrando que há muitos anos projetou-se e estimou-se o aquecimento global, ou seja, é um assunto que ganhou força porque os desastres e catástrofes climáticas estão acontecendo com mais frequência e isto vem preocupando cada vez mais as pessoas.

As pesquisas segundo Gore (2006), mostram por exemplo que, se o manto da Groelândia ou da Antártida derreter, o nível dos oceanos vão aumentar em 5,5 e 6 metros, comprometendo seriamente as cidades litorâneas.

Preocupados com as possíveis consequências que o aquecimento global pode acarretar, alguns países resolveram entender que o nosso planeta está em estado de "emergência", com isso foi criado o Protocolo de Kyoto, fortalecendo a importância da preservação do meio ambiente.

O Protocolo de Kyoto, criado em 1997 na cidade de Kyoto (Japão), nome que deu origem ao protocolo, surgiu com a reunião de países que se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, assim se comprometeram a implantar medidas para a diminuição de emissão de gases. Ele também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto.
Diante das metas estabelecidas o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, se desligou em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.
O ano que marcou o início efetivo do Protocolo de Kyoto foi 2005, a partir disso, cresceu a possibilidade do carbono se tornar moeda de troca e os países que assinaram o protocolo, podem comprar e vender crédito de carbono, aumentando então o mercado de créditos de carbono. (Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm ).

O protocolo de Kyoto surgiu como uma "solução", um marco inicial da consciência humana para com o meio ambiente e a camada de ozônio. Se esse tratado será a "solução", só vai depender do comprometimento de todos os envolvidos com o tratado e também dos países que ainda não fazem parte, para a redução dos gases que estão prejudicando o nosso planeta.

"O que está em jogo é a sobrevivência da nossa civilização e a possibilidade de habitar a Terra. Este é o nosso único lar." (Al Gore, 2006).


Fontes:
http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm acessado em 13/04/2008.
GORE, Albert. Uma verdade incoveniente. Ed. Manole. São Paulo. 2006.